Novidades
Prisões em flagrante em Pindobaçu
Diretores do Sindpoc visitam a 16ª DPT da Pituba
Balanço Carnaval de Juazeiro
Sindpoc celebra 17 decisões judiciais favoráveis em Janeiro
Sindpoc prestigia confraternização da 7ª DT no Rio Vermelho
Presidente do Sindpoc anuncia que mais servidores serão beneficiados com a conversão da licença-prêmio em pecúnia
Em reunião com a Serin, Sindpoc solicita o enquadramento salarial de nível superior dos policiais civis baianos
- Por Felipe dos Santos Conceição
- 13 abril 2023 13:54
O presidente pontuou que, desde 2013, os concursos públicos para ingresso na Polícia Civil passaram a exigir o diploma de nível superior. Entretanto, investigadores, escrivães, e peritos técnicos continuam com o piso salarial de nível médio
Durante reunião com o secretário da Serin, Luiz Caetano, e com o Superintendente de Recursos Humanos, Adriano Tambone, o Sindicato dos Policiais Civis (Sindpoc), o Sindicato dos Escrivães de Polícia (Aepeb-Sindicato), e o Sindicato dos Peritos Técnicos (Sindpep) solicitaram ao Governo do Estado a abertura de uma "mesa permanente de negociação" e, em caráter de urgência, a regulamentação do artigo 46, parágrafo 1, da Lei Orgânica 11.370/2009, que instituiu os investigadores, escrivães, e peritos técnicos, como carreiras de "nível superior". Porém, o enquadramento salarial ainda não foi feito pela gestão estadual e os profissionais continuam com piso salarial que corresponde ao nível médio.
O presidente do Sindpoc, Eustácio Lopes, agradeceu ao secretário da Serin, Luiz Caetano, pela disponibilidade em dialogar com o sindicato e destacou a importância do Governo do Estado implementar uma política de valorização dos policiais civis, e, dessa forma, fazer a Bahia avançar no combate ao crime organizado, na elucidação dos crimes, e na redução dos atuais índices de violência.
" Ressaltamos que a categoria está com o piso salarial extremamente defasado, o que não estimula em nada os policiais nas atribuições de suas atividades laborais. O profissional precisa se sentir valorizado para realizar o trabalho de forma qualificada. Existe um fosso histórico entre a base da Polícia Civil e a cúpula. Por isso, precisamos valorizar os investigadores, escrivães, e peritos técnicos que estão no dia dia nas delegacias e nos bairros combatendo a violência do nosso Estado", pontuou a liderança sindical.
A reunião ocorreu na tarde da última quarta-feira (12), e contou com as presenças dos diretores do Sindpoc, Eustácio Lopes, Ana Carla Souza, e Agrimaldo Souza; do investigador e vereador de Candeias, Sílvio Corrêa (PV-BA), do dirigente da Força Sindical, Emerson Gomes, do presidente da AEPEB Sindicato, Jefferson Barlito, e do presidente do Sindpep, Mateus Morais.
Ascom Sindpoc Jaqueline Barreto (71) 991337802 | Foto: Ascom

Departamento jurídico