Novidades
Prisões em flagrante em Pindobaçu
Diretores do Sindpoc visitam a 16ª DPT da Pituba
Balanço Carnaval de Juazeiro
Sindpoc celebra 17 decisões judiciais favoráveis em Janeiro
Sindpoc prestigia confraternização da 7ª DT no Rio Vermelho
Presidente do Sindpoc anuncia que mais servidores serão beneficiados com a conversão da licença-prêmio em pecúnia
SINDPOC promove diálogo entre SINDITAXI de Salvador e GERRC
- Por Felipe dos Santos Conceição
- 15 julho 2022 12:22
Em razão do elevado índice de crimes cometidos contra taxistas, o presidente do Sindicato dos Condutores Autônomos de Taxi de Salvador (SINDITAXI), Marcelo Rosas, se reuniu, nesta quarta-feira (13), com o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (SINDPOC), Eustácio Lopes, para discutir a necessidade de inclusão dos táxis no atendimento prestado pelo Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (GERRC) e a criação de uma delegacia especializada.
Marcelo Rosas relatou que, após os assaltos sofridos, os taxistas não recebem o acompanhamento ideal, sendo necessário transitar por unidades distintas na tentativa de registrar o crime. “O taxista é assaltado, por exemplo, no bairro da Liberdade, ele vai na 2ª Delegacia, que manda ele para a Delegacia de Veículos, onde ele só pode comunicar o furto do carro. O carro não foi furtado, quem foi assaltado foi o taxista”, disse.
Rosas explicou que há a necessidade de instituir uma delegacia especializada para os trabalhadores dessa categoria e apontou que o trabalho conduzido pelo GERRC na resolução de roubos a coletivos, pode ser aplicado aos motoristas de táxi. “Como já tem o GERRC aqui, está ótimo porque o pessoal que assalta ônibus, como o ônibus agora o pessoal paga mais com cartão, estão migrando o assalto ao taxista”.
Segundo matéria publicada pelo Correio, 57 taxistas foram roubados apenas em janeiro deste ano. Em 2021, foram 519 ocorrências de assaltos a táxis.
O SINDPOC acolheu o pedido da entidade representativa dos taxistas e levou o pleito da categoria às autoridades na instituição. “Viemos aqui no GERRC trazer o pleito para o delegado-titular, vamos levar ao diretor do departamento e à delegada-geral”, pontuou Eustácio Lopes, reiterando que se trata de “um pleito justo que tenha uma delegacia especializada que direcione o combate ao assalto aos trabalhadores de táxi, os profissionais que merecem todo o nosso respeito e o nosso apoio”.
Fonte: ASCOM - SINDPOC

Departamento jurídico