Novidades
Sindpoc e Demep firmam parceria para oferecer serviços de saúde na próxima edição do "Polícia Cidadã"
Sindpoc marca presença em seminário sobre o fim da Escala 6X1
Diretores do Sindpoc visitam a 3ª DT do município de Humildes
Diretores do Sindpoc visitam a DEATI e dialogam com os servidores
Escrivã e investigadora associadas do Sindpoc são absolvidas de acusação de tortura
Comunicado
SINDPOC promove diálogo entre SINDITAXI de Salvador e GERRC
- Por Felipe dos Santos Conceição
- 15 julho 2022 12:22
Em razão do elevado índice de crimes cometidos contra taxistas, o presidente do Sindicato dos Condutores Autônomos de Taxi de Salvador (SINDITAXI), Marcelo Rosas, se reuniu, nesta quarta-feira (13), com o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (SINDPOC), Eustácio Lopes, para discutir a necessidade de inclusão dos táxis no atendimento prestado pelo Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (GERRC) e a criação de uma delegacia especializada.
Marcelo Rosas relatou que, após os assaltos sofridos, os taxistas não recebem o acompanhamento ideal, sendo necessário transitar por unidades distintas na tentativa de registrar o crime. “O taxista é assaltado, por exemplo, no bairro da Liberdade, ele vai na 2ª Delegacia, que manda ele para a Delegacia de Veículos, onde ele só pode comunicar o furto do carro. O carro não foi furtado, quem foi assaltado foi o taxista”, disse.
Rosas explicou que há a necessidade de instituir uma delegacia especializada para os trabalhadores dessa categoria e apontou que o trabalho conduzido pelo GERRC na resolução de roubos a coletivos, pode ser aplicado aos motoristas de táxi. “Como já tem o GERRC aqui, está ótimo porque o pessoal que assalta ônibus, como o ônibus agora o pessoal paga mais com cartão, estão migrando o assalto ao taxista”.
Segundo matéria publicada pelo Correio, 57 taxistas foram roubados apenas em janeiro deste ano. Em 2021, foram 519 ocorrências de assaltos a táxis.
O SINDPOC acolheu o pedido da entidade representativa dos taxistas e levou o pleito da categoria às autoridades na instituição. “Viemos aqui no GERRC trazer o pleito para o delegado-titular, vamos levar ao diretor do departamento e à delegada-geral”, pontuou Eustácio Lopes, reiterando que se trata de “um pleito justo que tenha uma delegacia especializada que direcione o combate ao assalto aos trabalhadores de táxi, os profissionais que merecem todo o nosso respeito e o nosso apoio”.
Fonte: ASCOM - SINDPOC

Departamento jurídico