Novidades
Sindpoc celebra 17 decisões judiciais favoráveis em Janeiro
Sindpoc prestigia confraternização da 7ª DT no Rio Vermelho
Presidente do Sindpoc anuncia que mais servidores serão beneficiados com a conversão da licença-prêmio em pecúnia
Vitória da atual gestão do sindicato!
Sindpoc fiscaliza as condições de trabalho no Carnaval antecipado de Juazeiro
Sindpoc prestigia culto ecumênico na 19ª Coorpin
Polícia Civil promove curso de defesa pessoal e reafirma o compromisso com a proteção das mulheres
- Por João Daniel Mendes Santos da Conceição
- 28 agosto 2025 18:12
O mês de agosto é significativo para a luta contra a violência de gênero, mais conhecido como Agosto Lilás. A campanha tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a violência enfrentada por mulheres e promover a proteção e o empoderamento feminino. A atuação da Polícia Civil da Bahia (PCBA), especialmente através do Núcleo de Atendimento à Mulher (NEAM) de Itaberaba, tem se destacado como uma ferramenta essencial na defesa dos direitos das mulheres.
O NEAM, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e a Ronda Maria da Penha promoveram um treinamento especial ministrado pelo professor José Antônio Carneiro Azevedo, investigador classe especial da PCBA. Renomado especialista em artes marciais, possuindo faixas pretas em Karatê e Krav Magá, além de formação em Kapap, com treinamento em Israel e Japão. O objetivo do treinamento foi capacitar mulheres assistidas pela rede de proteção proporcionando técnicas de defesa pessoal que podem ser vitais em situações de vulnerabilidade.
A delegada Elizanni Carvalho Pedrosa Cavalcante, titular do NEAM, coordenou a ação, que contou com a participação de mulheres do NEAM, CRAM e da Ronda Maria da Penha. A iniciativa não só ofereceu habilidades práticas de autodefesa, mas também promoveu um ambiente de empoderamento, solidariedade e troca de experiências entre as participantes.
O Agosto Lilás é uma oportunidade para reforçar a importância do trabalho da Polícia Civil para a proteção das mulheres, destacando não apenas a repressão à violência, mas também ações preventivas e educativas. A atuação integrada entre diferentes órgãos e instituições é fundamental para garantir que as mulheres fiquem seguras e amparadas.
O Agosto Lilás e o trabalho da Polícia Civil, por meio do NEAM e de suas parcerias, evidenciam a importância de um esforço coletivo na luta contra a violência de gênero, garantindo que as mulheres tenham acesso à proteção e ao apoio necessário para superar adversidades.
#agostolilás
#neam
#políciacivil

Departamento jurídico