Novidades
Balanço Carnaval de Juazeiro
Sindpoc celebra 17 decisões judiciais favoráveis em Janeiro
Sindpoc prestigia confraternização da 7ª DT no Rio Vermelho
Presidente do Sindpoc anuncia que mais servidores serão beneficiados com a conversão da licença-prêmio em pecúnia
Vitória da atual gestão do sindicato!
Sindpoc fiscaliza as condições de trabalho no Carnaval antecipado de Juazeiro
Policiais civis protestam contra casos de assédio moral e sexual na Polícia Civil
- Por Administrador
- 4 setembro 2019 23:33
Na manhã desta quarta-feira(4), investigadores, escrivães e peritos técnicos lançaram a campanha "Assédio Não é brincadeira! Denuncie!" que visa denunciar a recorrência dos casos de assédio moral e sexual entre os policiais civis baianos. Os manifestantes protestaram em frente ao prédio da Polícia Civil, localizado na praça da Piedade, centro da capital baiana. A campanha é uma idealização do "Movimento Juntos Somos + Fortes" comnoticiao pelo Sindpoc, Unipol, Assipoc, Aepeb-Sindicato e Sindpep.
Um policial que não quer se identificar por medo de represálias, foi vítima de assédio moral ocasionado pelo delegado da unidade em que era lotado. Segundo o servidor, o delegado fazia comentários pejorativos com o objetivo de baixar a autoestima, depreciar a imagem e a conduta do subordinado hierárquico, além das constantes ameaças que sofria cotidianamente. “Ele tentou me depreciar enquanto profissional e enquanto ser humano. Eu ia trabalhar bem vestido e, mesmo assim, a minha forma de me trajar gerava incômodo nele. Comecei a me isolar, ficava no meu canto quieto, os outros servidores começaram a se afastar da minha pessoa por medo de serem perseguidos também”, relata o policial civil, ao salientar que começou a apresentar insônia, depressão e, atualmente, faz uso de medicamentos antidepressivos e é acompanhado pelo psicólogo do Departamento Médico da Polícia Civil (DEMEP).

Nesta quinta-feira(5) será realizado uma palestra sobre " Assédio no Ambiente de Trabalho" como atividade que integra a campanha ministrada por especialistas das áreas de Psicologia e Direito, no auditório da OAB, Piedade, a partir das 9h.

Confira release e programação:
Movimento Juntos Somos +Fortes promove palestra sobre “Assédio Moral no Ambiente de Trabalho”
Devido aos problemas recorrentes provocados pelo assédio na Polícia Civil, entidades que compõem o “Movimento Juntos Somos +Fortes” (Sindpoc, Unipol, Assipoc, Aepeb e Sindpep) promovem palestra sobre “Assédio Moral no Ambiente de Trabalho”, na próxima quinta-feira (5), a partir das 9h, no auditório da Ordem dos Advogados (OAB- BA), localizado na praça da Piedade, centro da capital baiana. O evento integra a campanha que foi lançada, nesta quarta-feira (4), e tem como objetivo denunciar os problemas de saúde mental originados pelos casos de assédio moral e sexual que atingem os policiais civis baianos. O evento inaugura um ciclo de palestras que irá debater diversas pautas da categoria organizado em parceria com a Ordem dos Advogados da Bahia.
A atividade vai discorrer sobre o conceito de assédio moral, suas formas e como se dá no serviço público, os danos causados à saúde do trabalhador e suas implicações jurídicas.
As palestras serão realizadas através das exposições dos especialistas e relatos dos participantes com o objetivo de fomentar uma interação com o tema abordado e retirar as dúvidas que giram em torno do assunto.
Programação:
1° Palestra:
Tema: "O assédio moral nas instituições “
Horário: das 9hs às 10:15hs
Palestrante:
Advogada Dra Maria Brito
Sinopse:
A advogada Dra. Maria Brito, integrante da Comissão de Direito Criminal da OAB, abordará as formas de configuração do assédio moral, previsão no Código Penal e dificuldades no ambiente de trabalho, destacando a necessidade do olhar interdisciplinar na construção de práticas preventivas dentro das instituições.
Coffee break: 10:15 hs às 10:30 hs
2 ° Palestra
Tema: “Adoecimento psíquico e cuidados em saúde mental “
Horário: 10:30hs às 11:45hs
Palestrante:
Psicóloga Danielli Pinto
Sinopse:
A palestrante irá fazer uma análise sobre as profundas alterações de comportamento que sofrem as vítimas de assédio moral,os impactos psicossociais e os danos causados à saúde do trabalhador de uma forma geral.
Ascom Sindpoc

Departamento jurídico