Novidades
Prisões em flagrante em Pindobaçu
Diretores do Sindpoc visitam a 16ª DPT da Pituba
Balanço Carnaval de Juazeiro
Sindpoc celebra 17 decisões judiciais favoráveis em Janeiro
Sindpoc prestigia confraternização da 7ª DT no Rio Vermelho
Presidente do Sindpoc anuncia que mais servidores serão beneficiados com a conversão da licença-prêmio em pecúnia
Nota de repúdio e de apoio do Sindpoc ao deputado estadual Hilton Coelho
- Por Felipe dos Santos Conceição
- 20 junho 2023 16:10
O Deputado Estadual Hilton Coelho (PSOL), que tem tido um papel fundamental na nossa luta pelo "Salário de Nível Superior" e nas mais variadas pautas em defesa dos investigadores(as), escrivães e peritos(as) técnicos(as) da Polícia Civil da Bahia, infelizmente, precisou comparecer à 1ª Delegacia Territorial (DT), dos Barris, no último sábado (17), para registrar Boletim de Ocorrência (BO), referente às ameaças sofridas na última sexta-feira (16), quando a secretária parlamentar do mandato recebeu ligação ameaçadora no gabinete da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) : "Sabemos que vocês estão caguetando policiais". Num tom ameaçador e violento.
Tomada pelo impacto, a secretária desligou o telefone e acionou o coletivo do gabinete. Ficou muito óbvio que trata-se de uma ameaça ao trabalho do "mandato da resistência", pois o parlamentar vem desenvolvendo, a mais de 10 anos de vida pública, denúncias de crimes contra militantes de direitos humanos. Hilton ressalta que nunca recebeu nenhuma ameaça direta. Porém, desta vez, o infortúnio ocorreu.
O deputado Hilton Coelho acredita que as ameaças ao mandato possui relação com o assassinato do militante do PSOL Estevão da Costa Rodrigues. O filiado ao PSOL e pré-candidato à prefeitura do município de Nova Soure, foi brutalmente assassinado em via pública, às 14 horas, na última quinta-feira (15), por dois homens em uma motocicleta. O ativista levou um tiro na boca de “escopeta”, de uma arma de calibre 12. O militante do PSOL morreu por conta das lutas travadas e das palavras de denúncia e em defesa dos interesses da população local.
Estevão vinha sendo ameaçado de morte pela sua atuação política e por denunciar grupos de extermínio na região, e gravou vídeo relatando as ameaças no dia 16 de maio de 2023. No dia 24 de maio se reuniu, de forma virtual, com o gabinete de Hilton Coelho, que é membro da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da ALBA, a fim de relatar a situação de violência em Nova Soure e a sua condição de ameaçado. Na manhã da última quinta-feira (15) fomos surpreendidos com a informação do assassinato de Estevão, pouco mais de 20 dias depois de se encontrar com a equipe do parlamentar.
Trata-se de uma afronta ao poder Legislativo baiano. Solicitamos que a Casa atue de forma rápida e incisiva mostrando que não admite nenhum tipo de intimidação. O Sindpoc espera que os poderes públicos tomem, com celeridade, as medidas jurídicas cabíveis para a devida elucidação do caso e punição dos envolvidos.

Departamento jurídico