Novidades
Prisões em flagrante em Pindobaçu
Diretores do Sindpoc visitam a 16ª DPT da Pituba
Balanço Carnaval de Juazeiro
Sindpoc celebra 17 decisões judiciais favoráveis em Janeiro
Sindpoc prestigia confraternização da 7ª DT no Rio Vermelho
Presidente do Sindpoc anuncia que mais servidores serão beneficiados com a conversão da licença-prêmio em pecúnia
SINDPOC visita DT de Itapebi nesta terça-feira (21)
- Por Felipe dos Santos Conceição
- 24 setembro 2021 12:08
O Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (SINDPOC) visitou a Delegacia Territorial (DT) de Itapebi na última terça-feira (21). A unidade mantém as atividades com apoio de servidores realocados pela prefeitura porque não possui efetivo.
Durante a visita conduzida pelo diretor jurídico do sindicato, Roberto Cerqueira, quatro vítimas de roubo na Rodovia 101 chegaram para fazer o boletim ocorrência. A DT de Itapebi não possui investigadores, escrivães ou delegado titular, fator pelo qual as vítimas saíram da delegacia sem a certeza da resolução do crime, apenas com o documento do registro em mãos.
Com o abandono do Governo do Estado no que diz respeito à insuficiência de efetivo na unidade, a prefeitura de Itapebi assumiu a responsabilidade e dispôs de dois servidores que trabalham na função de escrivães ad hoc, registrando boletins de ocorrência.
A prefeitura do município também é responsável por fornecer os materiais de escritório e de limpeza para utilização na unidade.
A delegacia, que é integrante da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN) de Eunápolis, possui um custodiado da justiça que ainda não foi encaminhado para unidade prisional e não apresenta as condições mínimas para prestar atendimento ao público de forma adequada, assim como, sem equipamentos necessários para exercer a investigação criminal.
O SINDPOC chama a atenção para o fato de que, apesar da recente nomeação de 39 novos investigadores, a Polícia Civil do Estado da Bahia seguirá enfrentando o déficit no preenchimento de seus quadros, impedindo a cobertura total das necessidades de delegacias no interior do Estado.
O sindicato pede que o Governo do Estado convoque novo concurso para que seja possível atender as demandas da sociedade que, a exemplo das Delegacias Territoriais visitadas pelo SINDPOC, sofrem com a ausência de servidores da Polícia Civil para promover a segurança.

Departamento jurídico