Novidades
Balanço Carnaval de Juazeiro
Sindpoc celebra 17 decisões judiciais favoráveis em Janeiro
Sindpoc prestigia confraternização da 7ª DT no Rio Vermelho
Presidente do Sindpoc anuncia que mais servidores serão beneficiados com a conversão da licença-prêmio em pecúnia
Vitória da atual gestão do sindicato!
Sindpoc fiscaliza as condições de trabalho no Carnaval antecipado de Juazeiro
Podcast do Sindpoc destaca os benefícios promovidos pelo sindicato em defesa dos aposentados e pensionistas
- Por João Daniel Mendes Santos da Conceição
- 8 setembro 2025 11:02
Podcast do Sindpoc destaca os benefícios promovidos pelo sindicato em defesa dos aposentados e pensionistas
No último episódio do podcast do Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindpoc), a situação dos aposentados e pensionistas da Polícia Civil foi o tema central da discussão. Com a mediação do investigador e diretor de comunicação adjunto do sindicato, Vinícius Jacob, o programa contou com a participação do diretor dos aposentados, Jorge Carlos Meira, da advogada do sindicato, Nayara Alcântara, e do diretor parlamentar, Érico Araújo. O encontro trouxe à tona os desafios enfrentados pelos servidores que dedicaram suas vidas à segurança pública e agora lidam com a realidade das aposentadorias.
A condição de vida dos aposentados da Polícia Civil da Bahia foi abordada por Jorge Carlos Meira que destacou as dificuldades enfrentadas por muitos servidores. “Hoje, encontramos um quadro de colegas que, no período laboral, não procuraram seus direitos. Muitos se aposentaram há mais de 20 anos e, através do nosso jurídico, estamos conseguindo fazer um reenquadramento. Isso é fundamental para que eles possam garantir um sustento maior para suas famílias”, afirmou Meira,ressaltando a importância do apoio do sindicato na busca por melhores condições de vida para a categoria.
A advogada Nayara Alcântara explicou como funciona o processo de reenquadramento. “O reenquadramento é como se fosse um reajuste salarial. Muitos aposentados se aposentaram com incorreções nas suas gratificações e classes. Esse processo visa corrigir essas distorções, permitindo que aqueles que estão em classes inferiores possam ser promovidos e receber gratificações adequadas ao seu tempo de serviço e contribuição”, detalhou.
O podcast não apenas informou, mas também teve como objetivo conscientizar sobre a importância do sindicato na luta em defesa dos direitos dos aposentados e pensionistas para promover melhores condições para os servidores que dedicaram suas vidas à segurança da sociedade.

Departamento jurídico