Novidades
Sindpoc conquista 47 decisões favoráveis de processos individuais entre julho e agosto de 2025
Policiais Civis de Ilhéus lotam o auditório da 7ª Coorpin durante Seminário do Sindpoc
Sindpoc promove Seminário em Jequié nesta quinta-feira (4)
Seminário na Deam de Itabuna discute implementação da Lei Orgânica Nacional e criação do Cargo de Investigador de Polícia
Delegacia de Defesa do Consumidor recebe visita do Sindpoc
Sindpoc anuncia Seminário em Ilhéus sobre valorização salarial e Lei Orgânica Nacional
A Criação do Cargo "Oficial Investigador de Polícia" e a Implementação da Lei Orgânica Nacional
- Por João Daniel Mendes Santos da Conceição
- 26 agosto 2025 16:23

Nesta quinta-feira (28), às 19h, ao vivo, o Sindpoc convida toda a categoria para um debate crucial no próximo podcast que contará com a presença do Oficial Investigador de Polícia, diretor do Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo e da Cobrapol, Humberto Milep (@hmileip ), e do presidente da Cobrapol, Giancarlo Miranda (@ogiancarlomiranda ). O tema em foco será a implementação do cargo de Oficial Investigador de Polícia e a aplicação da Lei Orgânica Nacional nos estados.
O presidente da Cobrapol, Giancarlo Miranda, destaca que a Lei Orgânica Nacional vai consolidar diversos avanços que a categoria está há anos reivindicando no Congresso Nacional. "Vai uniformizar o trabalho da Polícia Civil e, consequentemente, valorizar o trabalho dos nossos policiais civis".
Humberto, que traz uma vasta experiência na implantação da Lei Orgânica no Espírito Santo, destaca a importância do debate. "Estamos vivendo um momento decisivo para a implementação da Lei Orgânica nos estados. Não podemos ter uma letra morta, é hora de discutir o que dará força e respaldo para a base da Polícia Civil se organizar e melhorar a segurança pública."
O diretor do Sindpol enfatiza que " o Oficial Investigador de Polícia é um cargo único que está sendo discutido em todos os estados do Brasil, exceto Sergipe, que já fez a redenominação. O Espírito Santo está prestes a enviar o projeto para a Assembleia Legislativa e um parecer recente do Procurador-Geral do Estado afirmou que a implementação é obrigatória".
Humberto deixa claro que "não cabe mais concurso para cargos que não sejam de Oficial Investigador de Polícia. A Cobrapol e os sindicatos estão prontos para judicializar qualquer ato contrário à Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil."
Não perca essa oportunidade de entender como essas mudanças podem impactar a segurança pública do nosso país e o papel dos policiais civis nesse novo contexto!
#segurançapública