Novidades
Diretor do Sindpoc discute sobre a segurança pública de Ilhéus durante entrevista
Investigador da Polícia Civil ministra palestras para jovens de escolas públicas sobre inteligência emocional
Nota de Solidariedade do Sindpoc à advogada Ana Patrícia Dantas Leão
Sindpoc realiza evento na ALBA em repúdio ao assédio na Segurança Pública
Serin recebe entidades sindicais para ajustes no acordo de negociação salarial
Investigador da Polícia Civil da Bahia brilha como árbitro de futebol da CBF
Decisão do STJ garante indenização da licença-prêmio para policiais civis aposentados.
- Por Felipe dos Santos Conceição
- 30 novembro 2023 15:20

Uma importante decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) trouxe boas notícias para os policiais civis aposentados, especialmente, os que não usufruíram da licença-prêmio durante o período de atividade. A determinação do STJ reconhece o direito à indenização em espécie para esses profissionais, inclusive, para aqueles que abriram mão da licença para poderem se aposentar.
A decisão baseia-se no entendimento de que o Estado não pode se beneficiar de enriquecimento ilícito, a negativa em conceder a licença-prêmio quando o policial estava na ativa é obrigatório sua indenização quando já aposentado. Essa medida visa corrigir essa disparidade e garantir o direito dos policiais civis aposentados.
O diretor dos aposentados, Carlos Meira, destacou a importância dessa decisão para os colegas policiais civis. "É uma excelente notícia para nossos colegas aposentados. Agora, aqueles que não gozaram de sua licença-prêmio durante a carreira têm o direito de receber a devida indenização em dinheiro. E o STJ reconheceu isso", explica.
"Colega policial civil que se aposentou, procure o sindicato para fazermos sua petição administrativa com base nessa decisão do STJ. Dê entrada na polícia civil para receber sua correção, sua indenização pela licença-prêmio não gozada. É um direito que agora está garantido", pontua o presidente do Sindpoc, Eustácio Lopes.
Carlos Meira destaca que o sindicato está à disposição dos servidores para esclarecer as dúvidas. "Estamos aqui para orientar e auxiliar. Se você, colega aposentado, tiver alguma dúvida em relação à sua licença, nos procure. Essa decisão fala em indenização em dinheiro. Então, é crucial que aqueles que não usufruíram de suas licenças entrem em contato conosco para garantir esse direito".