|

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES
Sindpoc reúne mulheres policiais
civis em almoço festivo

Dois dias antes do Dia Internacional das Mulheres (8 de março), o Sindpoc promoveu um almoço para reunir as mulheres policiais civis numa manhã de sábado (6 de março), na Casa dos Mariscos, na Rua da Paciência no Rio Vermelho. Aos poucos vão chegando as homenageadas, algumas acompanhadas de familiares e/ou amigos.
A primeira a chegar é a policial civil Valdeci Lima, da Delegacia do Interior (Depin). “A ideia do sindicato de reunir as colegas de trabalho nesta data tão importante é excelente”, conta ela. Questionada sobre a atuação do Sindpoc, Valdeci disse: “A postura do sindicato atual é digna e dentro da ética, mas mesmo assim sabemos que o sucesso da nossa entidade depende da unidade da categoria como um todo”.
Logo depois, uma outra mulher guerreira também do Depin, a companheira Adalgiza Néri chega ao recinto. Segundo ela, além de lembrar uma data de grande importância, o almoço é válido pela integração entre as companheiras.

Pela primeira vez participando de uma confraternização do Sindpoc, a pensionista Graça Ferreira falou que a iniciativa do sindicato é bastante positiva. “É sempre bom homenagear a mulher, uma figura que precisa ser elogiada mais vezes por sua luta diária”. Já a policial Ubaldina S. Santos, da 14ª Delegacia, aprovou a proposta do sindicato, e elogiou o trabalho desenvolvido pela atual gestão. “A Diretoria do Sindpoc vem desenvolvendo um trabalho nota dez”.
Depois de muita descontração, aos cuidados do grupo de seresta Banda Santana Show, e as companheiras colocarem o papo em dia, o presidente do Sindpoc, Carlos Lima, pediu uma pequena pausa para o início do sorteio dos brindes. Lima aproveitou para parabenizar todas as policiais civis da capital e do interior. “Quero saudar com a maior satisfação todas as mulheres policiais civis. Aprendi muita com a minha avó e minha mãe, portanto, a figura da mulher sempre está presente nas nossas vidas. Uma companheira, que se dedica a cuidar dos filhos e do trabalho. Verdadeiras guerreiras”.
Convidados pelo presidente do Sindpoc para conduzir o sorteio dos brindes, a diretora e perita técnica Celene Souza e o vice-presidente Marcos Maurício também parabenizaram as companheiras. “Foi incumbida para mim à tarefa de reunir as mulheres num ato de confraternização, e na medida do possível e com o aval da nossa Diretoria organizamos essa pequena homenagem”, ressaltou Celene.
Entre os brindes sorteados, uma bolsa integral cedida pela FTC, pranchas de cabelos, kit banho, kit praia, perfumes e botões de rosas vermelhas.

Presente no evento, a delegada Emília Blanco falou da importância da integração entre as policiais civis. Ela ressaltou que no dia 08 de março, na comemoração das mulheres, não será uma delegada discursando e sim uma policial. “Esse almoço de homenagem às mulheres é uma integração da Instituição com a entidade de classe. Ou seja, acredito que o objetivo de uma entidade é a valorização de sua instituição”. Na ocasião, a delegada leu um poema em homenagem às mulheres, de autor desconhecido.
Também presente no almoço de homenagem às mulheres, o deputado Bira Coroa (PT) e a vereadora Olívia Santana (Pc do B). Segundo Bira Coroa, a luta pela humanização da Polícia Civil tem sido o foco importante conduzido pelo Sindpoc, “e não se pode discutir a policia no contexto da sociedade sem a inclusão da mulher policial”. O deputado disse ainda que o Dia Internacional da Mulher além de elevar a autoestima das mulheres é também a sua afirmação dentro de uma sociedade discriminadora.
A vereadora Olívia Santana parabenizou o sindicato pela iniciativa. “É fundamental a luta sindical, mas celebrar o dia das mulheres também tem sua grande importância. Sinto-me feliz em poder presenciar homens e mulheres juntos numa data tão especial”. Sobre a atuação do Sindpoc, Olívia indagou: “Uma Diretoria ativa, que garante credibilidade do sindicato frente à categoria”.
As policiais civis Agda S. Aragão e Maria S. Figueiredo também aprovaram a iniciativa do Sindpoc. “A mulher hoje em todas as áreas. A mulher está à frente do tempo. Ou seja, existe uma integração de mulheres em todos os setores. A mulher atual se desprendeu da vida doméstica e tornou-se melhor e capaz para enfrentar o mundo”, enfatizou Agda. Já a policial Verônica disse que normalmente não participa das comemorações, mas por se tratar de data tão especial resolveu participar. “O sindicato está de parabéns pelo o belo gesto para com as mulheres profissionais da policia civil”.
Para Ubiraci Matildes, membro da executiva nacional do Fórum de Mulheres Negras, a homenagem as policiais civis é uma vitória para toda a categoria haja vista ainda vivermos numa cultura extremamente masculina. “O sindpoc está de parabéns por não tratar apenas de questões economicistas, mas também de assuntos de interesse de toda a sociedade num contexto geral”.
Veja mais fotos do evento
|