Após solicitações do Sindpoc, MPT instaura inquérito para evitar que servidores continuem trabalhando nas unidades que estão passando por reforma

Em audiência virtual, Sindpoc reiterou importância dos servidores serem removidos das delegacias para preservar a saúde dos policiais civis

Na manhã desta quarta-feira (24), a secretária-geral do Sindpoc, Luciene Rodrigues, e a advogada do sindicato, Jeane Santos, participaram de uma audiência pública virtual com o Ministério Público do Trabalho (MPT) que debateu a importância dos policiais serem retirados das unidades quando o Estado iniciar as reformas das delegacias para que os servidores não exerçam as atividades laborais em ambiente insalubre e, desse modo, evitar o adoecimento dos policiais civis.

Na ocasião, a diretora Luciene Rodrigues ressaltou que, após  denúncias feitas pelo Sindpoc de que algumas unidades estavam sendo reformadas com a presença dos policiais civis que encontravam-se "trabalhando normalmente e passando por constrangimentos e adoecimentos",  o Ministério Público do Trabalho instaurou inquérito civil junto à Secretaria da Segurança Pública.

Durante a audiência, após ouvir os representantes de cada instituição, o MPT decidiu que irá conceder prazo ao Estado para apresentar um plano para as reformas e construção das unidades policiais, com o objetivo de "ouvir" os policiais civis, através do sindicato, para atender os anseios e sugestões da categoria e diminuir os casos de transtornos e de adoecimento dos servidores da Polícia Civil.

"O Sindpoc comemora mais essa inserção junto aos órgãos que decidem sobre nossas vidas, dentro da Administração. Tudo isso é fruto do trabalho diuturno da diretoria que se mantém engajada para realizar o melhor  trabalho possível aos associados", afirma a secretária-geral.

Além das representantes do Sindpoc, a audiência contou com as presenças da procuradora do MPT, Rosineide Mendonça Moura, da procuradora do Estado (PGE), Céli Guimarães, e  do delegado Cristiano Marcos Mangueira, que  representou a Polícia Civil.